Redes Sociais

Pages

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

UM TEMA E DEZ CANÇÕES: "DROGAS"



Uma boa parte dos jovens usa, já usou ou ainda vai usar algum tipo de droga, seja ela lícita ou ilícita. Existem vários motivos que levam as pessoa a experimentar estas substâncias: curiosidade, influência dos amigos, desejo de fuga, busca por sensações de prazer e muitos outros.

As drogas sempre estiveram presentes no mundo da música jovem. O reggae, por exemplo, tem uma ligação muito forte com a maconha.  No rock, por sua vez, muitos artistas fazem uso frequente de álcool, cocaína e heroína.

Abaixo, citarei algumas canções que falam abertamente sobre este tema tão presente na nossa sociedade, seja contra ou a favor.

"Crack Nem Pensar" - Culto Racional

O crack é uma das drogas mais devastadoras da atualidade. Seus usuários acabam deixando de lado amigos, familiares e perdendo totalmente sua vida social devido ao uso da chamada "pedra". O grupo de rap gospel de Florianópolis Culto Racional fala em suas rimas que a vida é bem melhor sem uso dessa droga pesada.



Letra

"Cocaine" - Eric Clapton

Esta música foi feita originalmente por J.J. Cale, mas é muito conhecida na voz de Eric Clapton que tem o dom de pegar canções de outros artistas e transforma-las em clássicos. A letra pode ter duplo significado, depende da interpretação de cada um.



Letra Traduzida

"Drogas" - Catedral

A banda Catedral tem em seu currículo letras belíssimas falando de amor e fé, e nesta música eles mostram que as drogas é apenas um mecanismo para a fuga dos problemas, é tudo ilusório, pois eles ainda continuarão.



Letra

"Suicide Solution" - Ozzy Osbourne

Quem imaginaria que o Ozzy faria uma música falando do mal que o álcool pode causar, logo ele que em boa parte de sua vida bebeu e cheirou todas. Ele fez essa canção após a morte do Bon Scott do AC/DC que morreu depois de exagerar na bebida. É isso que a letra quer dizer, que o álcool é uma "solução suicida".



Letra Traduzida

"Tem Alguem Aí?" - Gabriel O Pensador

Consciência foi uma coisa que nunca faltou nas letras do rapper carioca Gabriel O Pensador, e nesta música sobre drogas não podia ser diferente. A prova disso são os versos: "Droga é aquela substãncia responsável por tornar a sua vida aparentemente mais suportável". Acho que não precisa dizer mais nada.


Letra

"Legalize It" - Peter Tosh

Como eu havia escrito no inicio da postagem eu iria tratar dos dois lados, os que são contra e os a favor das drogas. Então não poderia faltar esse clássico de Peter Tosh que fala abertamente sobre a legalização da maconha.



Letra Traduzida

"Eu Bebo Sim" - Velhas Virgens

Sexo, álcool e rock n roll este sempre foi o lema da banda Velhas Virgens que na maioria das suas músicas falam da "marvada". Esta é uma regravação de um samba das antigas, que ganhou uma versão rock com muito humor.



Letra

"Direito De Fumar" - Ratos De Porão

Eu sou fumante, e além disso gosto muito desse som dos Ratos De Porão. Não estou fazendo apologia, apenas estou defendendo meu "Direito De Fumar". Esta faixa ainda vem com um bônus, a canção "Nós Somos a Turma". 




"Queimando Tudo" - Planet Hemp

Claro que não poderia faltar uma música dos cariocas do Planet Hemp. A banda brasileira que mais bateu de frente com o sistema para a legalização da maconha.



Letra

"Cold Turkey" - John Lennon

Pra terminar, esta canção do John Lennon que fala sobre os efeitos que abstinência das drogas causam nas pessoas.




"A MÚSICA É A LINGUAGEM UNIVERSAL"


5 comentários:

  1. faltou master of puppets do metallica

    ResponderExcluir
  2. smoke the herb again do incubus, praticamente todas do ventania, e umas par de eletronica.

    ResponderExcluir
  3. iiichi faltou muitos ainda,lsd Lucy in the Sky with Diamond of The Beatles,viiix faltaram muitas boas ai hein vou passar uma nacional :http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RmhyN5-bn_U

    ResponderExcluir
  4. Faltou "o Beck esta queimando" Facção Central

    ResponderExcluir

 

Seguidores